EXAME 3ª QUESTÃO WEBQUEST

Introduction

PARADIGMAS DE FORMAÇÃO

          Vivenciamos o período de uma sociedade globalizada e capitalista, que influencia directamente na vida social, económica, política e cultural das pessoas e que tem provocado transformações na sociedade, na educação, nos professores e, consequentemente, na formação do profissional da educação.

          Para autores como Morin (1999), Boaventura Santos (2002) o presente momento é de transição paradigmática, em que se deixa de analisar o mundo em partes independentes e fragmentadas sem conexões umas com as outras, para um novo paradigma que analise e compreenda o mundo como um todo em constantes transformações. No campo da Educação, percebe-se a transição de um paradigma antigo de formação docente, que concebia o professor somente como repassados de informações, para um novo Paradigma, caracterizado pelas incertezas.

          Segundo Zeichner (1993), num conhecido texto sobre os paradigmas de formação de professores, afirmam que o mesmo assenta-se numa dada postura ideológica, veiculada pelos formadores, mas também em instituições de formação.

          Existem quatro tipos de paradigmas que são: Paradigma comportamentalista, Paradigma personalista, paradigma tradicional artesanal e paradigma do professor reflexivo.

          Comportamentalista - esta concepção de formação assenta numa epistemologia positivista e na psicologia comportamentalista.

           Paradigmas Personalista - esta concepção está fundada numa epistemologia fenomenológica, na psicologia perceptiva e desenvolvimentista, mas também em princípios humanistas.

          Paradigmas tradicional artesanal - neste paradigma o ensino é visto como uma arte e os professores como artífices.

          Paradigma “do professor reflexivo” Esse Paradigma caracteriza o professor como um ser humano criativo, que pensa, analisa, e questiona a sua prática a fim de agir sobre ela e assim não ser um reprodutor de ideias e práticas que lhes são exteriores.

Task
  1. O que entendes por paradigmas de formação?
  2. Identifique os tipos de paradigmas estudados?
  3. Fale sobre o paradigma reflexo.
  4. Qual é a diferença existente entre o paradigma artesanal e o personalista
Process
  • Para responder a primeira questão deve ler o terceiro parágrafo.
  • A resposta da segunda questão deve ler o quarto paragrafo.
  • Aresposta da terceira questão deve ler o parágrafo número oito e também consultar o material de apoio de Desenvolvimento pessoal e profissional
  • Para responder a quarta questão deve ler o sexto e o sétimo parágrafo.
Evaluation

1ª Questão 5 Valores

2ª Questão 5 Valores

3ª Questão. 5 Valores

4ª Questão. 5 Valores

    Conclusion

    Este tema é de carácter importante uma vez que a formação de profissionais e em particular professores tem merecido atenção dos governos, porque só teremos uma sociedade sadia se apostarmos na formação dos indivíduos e a mesma deve acompanhar a dinâmica das sociedades, e seguir os novos paradigmas.