EXAME WEBQUEST 3ª QUESTÃO

Introduction

PLANIFICAÇÃO EDUCATIVA

A educação é uma das ferramentas utilizadas por países desenvolvidos e não só pois, possibilita o desenvolvimento de qualquer país tanto do ponto de vista económico como também estrutural e organizacional. Portanto para que haja sucesso neste mesmo processo é importante que esteja bem planificada tendo em conta a realidade.

O Planejamento educacional é traçar linhas mestras para sustentabilidade das políticas educativas tendo em conta a realidade educativa e mesma deve ser feita da a curto, médio e longo prazo. O termo planejamento está presente nos discursos e nas análises não só do sistema educativo mas igualmente do campo mais amplo das ciências sociais.

O planejamento é um processo pré activo que está orientado para a acção, em que se reflecte a prática antes de se passar a concretização onde com base no programa curricular emanado pela tutela especificamente pelo ministério da educação.

Na visão Paulo Freire (1979), a planificação educacional é assumir uma atitude séria sobre o que fazer, como fazer, quando e que irá fazer.

Segundo o Decreto lei 17/ 2016 lei de base do sistema educativo, no seu artigo número 2 diz que A educação é um processo planificado e sistematizado de ensino e aprendizagem, que visa preparar para as exigências da vida individual e colectiva.

Task
  1. O que entendes por planificação­?
  2. Faça um comentário a respeito da definição de planificação segundo Paulo Freire.
  3. O que a Lei de Base do sistema educativo diz a respeito da planificação?
  4. Faça uma abordagem crítica sobre a planificação educativa em Angola.
Process

Para responder satisfatoriamente as questões o estudante terá de ler calmamente o conteúdo que consta na introdução, ler a Lei de base do sistema educativo e buscar na google contributo de Paulo Freire no processo de planificação educativa.

Evaluation

1ᵃ Questão: 3 Valores

2ᵃ Questão: 7 Valores

3ᵃ Questão: 3 Valores

4ᵃ Questão: 7 Valores

Conclusion

A planificação educacional é importante porque contribui para o sucesso do processo docente educativo uma vez que através das estratégias, recursos e atividades traçadas de acordo com as características do município ou zona permite prever as eventuais dificuldades que possam acontecer ao longo do processo docente educativo e agir de acordo a realidade.